sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre os assassinatos no Aglomerado da Serra: onde está nossa indignação?

Olho ao meu redor... E é tanta coisa acontecendo que nem dá para manter o blog muito atualizado, nem é minha intenção virar um jornal online ou uma comentarista dos assuntos do dia... Mas fala sério, tem coisa que não dá  para deixar passar! Esta história da morte de dois inocentes na Serra parece só a ponta do iceberg!


Gosto mesmo de assistir Tropa de Elite, o segundo filme então, me fez sair do cinema muito indignada! Com o que o filme mostra? Quem me dera... Mas acontece que ele parece até documentário... Só esta explicação já basta...


Com maior ou menor intensidade é fato que nas periferias "o bicho pega" e não são poucas as situações nas quais o silêncio impera no lugar da denúncia. Mas não abranda a revolta, a tristeza, a dor de perder um filho, um amigo... Fiquei me lembrando quando perdi um colega morto na rua detrás da minha casa... fui acordada com a notícia "ele tá lá no caminzinho..." (e não foi o único caso). Muitos curiosos e muitos comentários "mas ele tava envolvido...", " é isso que dá, coitado!", "não ia durar muito, mesmo!". "Vacilão, vilão, vítima... A justificativa estava dada! O "extermínio" estava justificado, não importa quem o tenha cometido!

No entanto, vimos nas últimas semanas uma explosão de revolta dos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Dois inocentes assassinados e os acusados são policiais. Só me vem uma imagem quando penso no caso:  um policial dando entrevista falando que encontraram os rapazes fardados e que houve troca de tiros e coisa e tal... e eu só olhando para a viatura atrás deles com duas fardas tão bem passadas que havia até a marca das dobraduras da roupa... sem mancha, sem sangue... e eu pensava: "ele está falando que os caras estavam com estas roupas?" Ainda não creio que seja isso, porque não é inteligente! Acho que era para mostrar um exemplo do que os rapazes "vestiam"... Ou não?

No entanto aquela não foi a última palavra naquele caso. O problema estava dado. Com aqueles negros, pobres, moradores de favela não ia colar o discurso que ouço sempre "mas ele tava envolvido...", " é isso que dá, coitado!" Daquela vez foi diferente! 

E aí, estamos vendo toda esta repercussão... E muitas coisas me comovem nesta história: um negro trabalhador subindo o morro, um jovem negro subindo o morro... o que isso representa? Para mim, isso representa uma história, um legado, muita desigualdade, mas para uma sociedade racista e preconceituosa com os moradores das favelas estava dito: bandidos em potencial! Se as investigações confirmarem que os assassinatos foram cometidos pelos acusados, o que deve ter passado pela cabeça destes "possíveis criminosos"? Será que ninguém sentiria falta?  Ou todos constatariam que mais cedo ou mais tarde aquilo aconteceria mesmo? Mas daquela vez foi diferente!

E a história mais uma vez me lembre o "Tropa de Elite". Um dos acusados foi encontrado morto em sua cela hoje, possível suicídio. O triste é que existem muitos cineastas espalhados por aí, formados na escola da vida, que já estão pensando no que vai dar este enredo... Tropa de Elite... as vezes, parece até mais suave!

Como cidadãos penso que precisamos apoiar e nos inspirar na indignação dos moradores do Aglomerado da Serra e colocar a boca no trombone ou fazer o que for possível, mas não ficar passivos!


Fecho perguntando:  onde está repercutindo minha indignação? Onde está repercutindo nossa indignação?
Deixo uma idéia muito legal e um  exercício de cidadania: a Polícia Militar tem um serviço online, no qual podemos pedir apuração para os casos, fazer denúncias e outros coisas do tipo. Seria bom se tirássemos um tempinho do nosso dia para pedir a apuração dos assassinatos ocorridos no aglomerado. Já estão sendo apurados! Ok! Mas podemos mostrar que não estão esquecidos e além disso, que não é uma causa localizada e que só interessa os moradores da região... Podemos mostrar que é uma causa de todos nós.

Acesse o site da PM, clique em Fale com a Polícia Militar e peça a apuração dos assassinatos na Serra: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/faleconosco.action

É isso... deixa eu voltar para minha outra jornada com as letras e as ideias!

2 comentários:

  1. Olá, Fernanda! Muito interessante a proposta do seu blog. Já estou seguindo... Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaysson, Muito obrigada e seja bem vindo!Abraços, Fernanda

    ResponderExcluir