sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ser negra é ser linda!


Olho ao meu redor... Vejo uma jovem linda, animada e cheia de projetos. Ela se tornou forte, porque tomou consciência de como a sociedade vê os negros. Os outros a acham radical só porque ela tem orgulho da sua raça e não esconde isso de ninguém.


Me lembrei da primeira vez que cheguei numa situação familiar com outros parentes (pra além da minha familia nuclear) e o primeiro comentário que ouvi sobre minhas lindas e longas tranças foi: "Agora você cismou que é negra, né?" Isto doeu, mas eu já sabia o que responder "Não cismei! Sou negra!"

Ser negro e negra no Brasil não simples, trata-se de um pertencimento marcado pelos estereótipos, perpassado pela mestiçagem e oposto ao padrão de beleza branco. E aí... Negros e não-negros tem muitas histórias para contar sobre coisas absurdas que já viram e já ouviram a este respeito!

Hoje trago um artigo bem legal para quem quer saber mais sobre este assunto. Foi escrito por Fátima Oliveira, intitulado de "Ser negro no Brasil: alcances e limites."
Para você que se interessou pelo debate segue o resumo e o link do artigo abaixo:


RESUMO – O ARTIGO aborda a mestiçagem, a condição de afro-descendência e a classificação racial oficial do Brasil (IBGE), além de tecer breves considerações sobre os conceitos de raça e de etnia; identidade racial/étnica; e políticas de ação afirmativa segundo sexo/gênero e raça/etnia. Conforme convenção do IBGE, no Brasil, negro é quem se autodeclara preto ou pardo, pois população negra é o somatório de pretos e pardos. Para fins políticos, negra é a pessoa de ancestralidade africana, desde que assim se identifique. (OLIVEIRA, 2004, p.60)
LINK SCIELO: http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n50/a06v1850.pdf


É fato que no Brasil as desigualdades e preconceitos raciais não estão superados.
Então te convido a compartilhar comigo  algum caso ou situação que demonstre que SER NEGRO/A É UMA QUESTÃO QUE AINDA GERA POLÊMICA E PRECONCEITOS ou fale sobre A BELEZA DE SER NEGRO/A, pois este é um bom caminho para começar a mudar nossa realidade!

Gostaria de comentar agora? Só vai tomar um minutinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário