domingo, 13 de fevereiro de 2011

Meio ambiente e o povo brasileiro: vale a pena saber o que está acontecendo!

Olho ao meu redor... Não se trata de uma visão egocêntrica, mas de uma abertura para o que se passa no mundo, no país, na sua vida privada sem cair na naturalização confortável ou ingênua das coisas que estão acontecendo! Por isso hoje preciso falar sobre a questão ambiental no Brasil, sobre os riscos relacionados ao Rio Xingu, Belo Monte, o Código Florestal brasileiro... 

Isso não é problema meu? Realmente não é! Isso é problema NOSSO, do povo brasileiro! Afinal, o que está acontecendo neste país?! Estamos prestes a comprometer a Floresta Amazônica e isso é muito sério! Para o povo amazônico, claro! Mas para o Brasil como um todo que conta o equilíbrio climático proporcionado pela Amazônia também! Para o mundo! Quem não ouviu dizer que a Amazônia é o pulmão do Planeta Terra? E eu que me indignava com os e-mails mostrando que os livros didáticos dos Estados Unidos exibiam a Amazônia como um território "norte-americano"! Agora, o perigo mora ao lado e temo ver ele alojado num governo no qual eu também acreditei!

A questão ambiental sempre me chamou atenção, contudo acho que fico tão tocada com esta causa por eu já ter ido duas vezes para o Pará, e por lá ter visitado algumas cidades, devido ao cronograma de uma pesquisa educacional na qual trabalhei. Quando cheguei em Belém e vi aquele rio imenso, senti a chuva da tarde, vi a floresta! Parecia um outro Brasil, um país que eu não conhecia e que eu sabia: precisava ser preservado!


Posso dizer que conheço um pouquinho da Amazônia. E pensando nisso, me lembrei agora de uma propaganda sobre doadores de sangue. O doador aparece conhecendo a pessoa que receberá o seu sangue, parecendo que conhecer este enfermo é necessário para que ele decida doar para ele/a... Será que teremos que fazer um grande tour nacional para a Amazônia para que todos possam abraçar a causa da Floresta???? Se for esta a solução tudo ficará mais difícil, as distâncias são enormes, os nossos dias bem ocupados e de fato, as passagens rodoviárias e aéreas muito caras!!!

Não posso olhar ao meu redor e deixar para depois! Também me pergunto: o que vou fazer??? Como fazer??? Sei lá! Estou fazendo um pouquinho com este post, assinando petições virtuais, comentando sobre este assunto com outras pessoas, agindo conforme minhas possibilidades!!! Se cada um de nós se importar, acho que algo novo pode acontecer!

Vamos começar nos informando sobre o que está acontecendo no Brasil? Então trago um pouco de informação e aí sinta-se livre para ultrapassar minhas escolhas, buscar outras fontes e interpretações e ir adiante!

VÍDEOS SOBRE O RIO XINGU E BELO MONTE:



SOBRE A HIDROELÉTRICA DE BELO MONTE E A LUTA CONTRA SUA CONSTRUÇÃO: http://territorioanimal.wordpress.com/2011/02/08/belo-monte-grande-ato-em-brasilia-contra-a-aprovacao-da-extincao-na-amazonia/

SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: http://peloplaneta.com/2011/01/13/diga-nao-a-hidreletrica-de-belo-monte/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efici%C3%AAncia_energ%C3%A9tica

 Hoje recebi uma mensagem da Profa. Analise Silva pelo Facebook, falando sobre o Novo Código Florestal. Como é a notícia mais fresca que tenho, venho compartilhar este texto com vocês:

SOBRE NOVO CÓDIGO FLORESTAL: 
"Parlamentares ligados ao agronegócio estão fazendo pressão para aprovar as mudanças no Código Florestal ainda neste ano. O novo texto é do deputado federal Aldo Rebelo (PcdoB-SP). O texto do deputado é criticado pelos ambientalistas e movimentos sociais. Entre as principais críticas está a redução das áreas de Reserva Legal nas propriedades particulares, o perdão das multas aplicadas em proprietários que desmataram até julho de 2008 e a flexibilização da produção agropecuária em Áreas de Proteção Permanente (APPs). O texto também prevê a ampliação da autonomia dos estados para legislar sobre meio ambiente. Em entrevista à Radioagência NP, a senadora Marina Silva (PV) – que ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais com 20 milhões de votos – concorda que deve haver mudanças no Código Florestal que já completou 45 anos. Porém, ela explica que os pontos que alimentam a polêmica são complexos e não podem ser tratados no imediatismo, como quer o setor ruralista. Ela defende uma votação somente para a próxima legislatura e afirma que “estão querendo usar o Código Florestal para promover a destruição da floresta.”

Abro o espaço deste blog para que você comente sobre a questão ambiental brasileira, se não quiser, tudo bem! Contudo, só peço... Faça alguma coisa... Nós podemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário