quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que dizer sobre "escrever"?

Olho ao meu redor... Como tenho olhado, mas não tenho tido tempo, ou melhor, tenho "todo tempo do mundo", como dizia o poeta... Contudo, meu tempo tem sido empregado em outros voos da escrita e como "esse tempo" tem me ensinado... Olhando para o alto, vendo o céu claro através de minha janela aberta, pensei no ato de escrever e me deu uma vontade de sentir o alento de palavras já escritas a esse respeito... Divido comigo mesma e com quem mais quiser esse sentimento sobre algo que precisa ultrapassar o sentir... sobre "escrever." 



 Graciliano Ramos sobre a arte de escrever

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. 

Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. 

Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

Graciliano Ramos


Boa escrita para aqueles que são de escrever... 

2 comentários:

  1. You know my lack of knowledge in portuguese ( Thanks to google translator for making my life easy :)), i always admire your writing skills and a good writer knows quite well how to inspire fellow writers.

    ResponderExcluir
  2. :) Miraz, you`re a part of my inspiration... Thanks for your support!

    ResponderExcluir