sábado, 21 de maio de 2011

Revolução dos Indignados na Espanha: vale a pena conhecer o que está acontecendo!

Olho ao meu redor... E como o tempo acaba fazendo com que não consigamos fazer tudo que queremos, pois importante é correr contra o tempo.... ou seria a seu favor? Ou seria implorar para que ele nos espere... Sei lá! Sei que dar uma paradinha  na correria para sentir um pouco do afresco da "atitude" é necessário... 

Muitas coisas relacionadas a esta nova onda de mobilizações e atitudes necessárias para se repensar a cidade e a sociedade tem acontecido em BH, no Brasil e no mundo! Já trouxe aqui algumas coisas sobre a proposta do Debate "A juventude Okupa a cidade? " que tem agitado BH e pretendo falar mais sobre as "praias mineiras" em breve! No entanto, também me encantou a notícia sobre a Revolução dos Indignados na Espanha e divido isso com vocês. 

Foto: Aurea Carolina

Agradeço as fotos que Aurea Carolina postou no Facebook e uso algumas neste post. Como estou sem condições de parar para escrever sobre o que penso sobre a questão, deixarei para que cada um/a tire suas conclusões sem ouvir as minhas... Assim segue o trechos da notícia publicada na Carta Maior On line, por Armando G. Tejeda em 20/05/2011. 

"O movimento que iniciou no dia 15 de maio, chamado 15-M ou a “revolução espanhola”, cresceu quinta-feira com panelaços que reuniram multidões em dezenas de cidades de todo o país para exigir a mudança de um sistema que consideram injusto. A revolta cresce a cada hora. Começou com uma convocatória nas redes sociais e internet para repudiar a corrupção endêmica do sistema e a falta de oportunidades para os mais jovens. A também chamada Revolução dos Indignados acusa, pela situação atual, o FMI, a OTAN, a União Europeia, as agências de classificação de risco, o Banco Mundial e, no caso da Espanha, os dois grandes partidos: PP e PSOE." Tejeda. 

Foto: Aurea Carolina

"O movimento que iniciou no dia 15 de maio, chamado 15-M ou a “revolução espanhola”, cresceu quinta-feira com panelaços que reuniram multidões em dezenas de cidades de todo o país para exigir a mudança de um sistema que consideram injusto. A revolta cresce a cada hora. Começou com uma convocatória nas redes sociais e internet para repudiar a corrupção endêmica do sistema e a falta de oportunidades para os mais jovens e acabou se estendendo para a comunidade espanhola na Itália, Inglaterra, Estados Unidos e México, entre outros países." Tejeda.


"No quinto dia de mobilizações a afluência aumentou sensivelmente, sobretudo em Madri e Barcelona, onde dezenas de milhares entoaram palavras de ordem durante horas. Uma delas advertia: se vocês não nos deixam sonhar, nós não os deixaremos dormir." Tejeda.

"Os manifestantes desenvolveram métodos de organização através de comissões por setores – saúde, alimentação, meios de comunicação, etc. -, que decidem cada atividade. Nas assembleias gerais decide-se a estratégia e busca-se uma mensagem política unificada que mostrem as principais razões de descontentamento e protesto. Na quinta-feira, por exemplo, decidiu-se manter a mobilização até o próximo domingo, quando ocorrem as eleições locais, e, o mais importante, confirmar a convocatória para a manifestação deste sábado." Tejeda.


Vale a pena ler a notícia completa na Carta Maior.
Link: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17816&boletim_id=912&componente_id=14784

Nenhum comentário:

Postar um comentário